Desfile de abertura do XI Festival de Folclore

Desfile de abertura do XI Festival de Folclore

A diversidade do desfile de abertura do XI Festival de Folclore de Passo Fundo tomou a atenção das pessoas que passavam pela a rua Moron ontem à tarde. Segundo uma das coordenadoras do festival, Magda Cavalheiro, essa ação pelas ruas de cidade visa dar uma pequena noção de como serão os espetáculos protagonizados pelos grupos estrangeiros que vieram se apresentarem Passo Fundo.“O desfile de abertura visa mostrar um pouco do que vai acontecer na lona, e também mostrar para as pessoas de fora, um pouco da nossa cidade, neste percurso e ver o calor das pessoas, a recepção”.

Nem todos os grupos passaram pela Moron ontem. Os artistas da Paraíba, do Pará, da Itália e da Turquia foram os escolhidos para abrir as apresentações.

As pessoas se surpreenderam com as perfomances dos grupos no meio da rua e já garantiram a presença nas noites do espetáculo. “Eu não sabia que o desfile seria a essa hora. A gente fica impressionada, principalmente com as músicas e com as danças. Eu quero ver mais coisas que acontecerão”, comentou a aposentada Maria da Glória Baggio, que parou o passeio com o cachorro para dar atenção aos artistas italianos que faziam malabares com bandeiras.

O grupo italiano atraiu quem olhava o desfile, com malabares de bandeiras.

Segundo Magda, já se tornou uma tradição que a Moron seja escolhida para ser o trajeto do desfile de abertura do festival. “Desde a primeira edição que ele é feito na Rua Moron. Já é meio que fixo que os desfiles sejam aqui”. Os lojistas também estão de portas abertas para receber grupos. “Eles têm essa expectativa e virou uma tradição. Eles sempre colocam os cartazes, avisam os clientes que haverá desfile, colocam o material de divulgação em suas lojas e contribuem para que os clientes e pessoas que passam pela rua fiquem para ver o desfile”, diz Magda.

Pelo primeiro dia de desfile, os passo-fundenses já perceberam a proporção do evento e já foi possível entrar em contato com a cultura dos grupos que estão na cidade para o festival.

 


Like this Article? Share it!

About the Author

Author Gravatar
João Vicente

Related Posts

Comments are closed.