O globo debaixo da lona

O globo debaixo da lona

O XI Festival Internacional de Folclore reúne diferentes países, culturas e danças em torno de um único objetivo: celebrar a diversidade. Em Passo Fundo, a partir de hoje, 11 países, 4 estados brasileiros e diferentes grupos tradicionalistas gaúchos se apresentam até o próximo sábado no Circo da Cultura.

Conheça um pouco mais sobre cada país e estado presentes na programação do XI Festival de Folclore:

- Argentina
País vizinho, é o segundo maior, em território, da América do Sul e o terceiro em população. Os primeiros vestígios de habitação datam de mais de 10 mil anos antes de Cristo, na região de Piedra Museo e sua emancipação – da Espanha – aconteceu apenas em 1810. A Argentina é um país não laico, apoia o catolicismo, mas garante a liberdade religiosa aos habitantes. A capital, Buenos Aires, é uma das mais visitadas do mundo e o país é famoso em função do tango. Presidido por Cristina Kirchner, o país tem sua política dividida em poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, da mesma forma que o Brasil.Em Passo Fundo, os argentinos apresentam-se na abertura, dia 17, e seguem nos dias 19, 20, 21, 24 e no encerramento, dia 25.

- Bolívia
A Bolívia é um dos territórios que, na era pré-colombiana, era dominado pelo Império Inca. Por volta do século XVI, no entanto, o exército espanhol dizimou a população inca, dominou o território boliviano e constituiu ali uma extensão da Europa. Em 1809, declarou-se independente e ingressou num período de 16 anos de guerra antes de proclamar a República Boliviana. O país está em desenvolvimento e, apesar do índice de pobreza ser alto, o índice de desenvolvimento humano cresce a cada ano. Encontra-se no centro da América do Sul e é presidido, desde 2005, por Evo Morales. No XI Festival de Folclore, os bolivianos trazem danças típicas que retratam o país através das cores e das formas e se apresentam também na abertura e nos dias 18, 20, 22, 24 e no encerramento, dia 25.

- Chile
Uma faixa estreita, costeando a América do Sul, o país integra o Mercosul e é um dos principais focos de turismo da América do Sul. Por ocupar um território extenso verticalmente, o clima no Chile vai de desértico, como exemplo o Atacama – deserto mais seco do mundo -a intensos frios, com direito à neve e à formação de geleiras. É uma mistura de Europa, África e cultura indígena. A capital, Santiago, se destaca pela organização e limpeza, e a maior mina a céu aberto está no território chileno – em Chuquicamata – com 4 kmde comprimento,2 kmde largura e profundidade de780 metros. Os chilenos trazem os seus costumes e a sua tradição a Passo Fundo e se apresentam na abertura, no encerramento e nos dias 19, 21 e 23.

- China
Representante da Ásia em Passo Fundo, a China é o país mais populoso do globo com mais de 1 bilhão de pessoas. Está entre as culturas mais antigas do mundo e sua história é registrada em documentos anteriores a Cristo. Depois da guerra civil dos anos 1940, o país assumiu um caráter comunista e a República Popular Chinesa foi proclamada por Mao-Tsé-Tung em 1949. Hoje, a China é governada por um sistema de partido único – o socialista – e é dividida em províncias. Desde o fim dos anos1970, a economia chinesa está em pleno desenvolvimento e cresce consideravelmente a cada ano, assumindo a posição de país de primeiro mundo. O mandarim, língua falada na China, assume o posto de idioma do futuro – ou do presente. A cultura chinesa pode ser vista nas noites de 17, 19, 20, 22, 23 e 25.

- Costa Rica
Uma das 22 democracias mais antigas do mundo, a Costa Rica está localizada na América Central e é um país consolidado histórica, política e socialmente. Quando comparado a outros países com o mesmo rendimento econômico, destaca-se pelo crescimento constante do Índice de Desenvolvimento Humano. Está entre os países da América governados por mulheres – Laura Chinchilla Miranda é a primeira mulher a ocupar a presidência da Costa Rica. Classificado, em 2012, em primeiro lugar no Índice do Planeta Feliz (HPI) –que mede a capacidade de um país proporcionar bem- estar aos seus habitantes, Costa Rica tem maior área marítima que continental e, em toda a América Central, é o país com maior diversidade de flora e fauna. Se apresentam em Passo Fundo na abertura, no encerramento e nos dias 18, 20, 22 e 24.

- Cuba
O país se originou dos ameríndios que habitavam, desde a antiguidade, a ilha. Descoberta por Cristóvão Colombo, foi colonizada pela Espanha e proclamou a independência no início do século XX. É reconhecida pelo alto índice de alfabetização, que chega quase a 100%, o baixo índice de mortalidade e pela expectativa de vida, que alcança 77 anos. Cerca de 1.500 ilhas integram o arquipélago, que, politicamente, é um Estado comunista presidido por Raúl Castro. Sua cultura, costumes e danças podem ser vistos no palco do XI Festival de Folclore nos dias 17, 18, 21, 23 e 25.

- Equador
Charles Darwin, cientista mentor da teoria da seleção natural, segundo a qual só os mais fortes sobrevivem, passeou pela Ilha de Galápagos – laboratório natural do estudioso, pertencente ao Equador, na América do Sul – onde observou a diversificada flora e fauna e pôde, assim, fazer nascer suas teorias acerca da evolução das espécies. Seu território é dividido pela Linha do Equador que separa, também, todo o globo, definindo e delimitando as regiões sul e norte. A origem do país encontra-se na história dos indígenas, que, antes mesmo de serem dominados pelo Império Inca, habitavam a região e desenvolviam no continente os princípios de uma sociedade organizada na base da coletividade. O país é uma República presidencialista, governada por Rafael Correa. Rico em turismo, uma das principais atividades no Equador é o passeio pela Avenida dos Vulcões. Os equatorianos podem ser assistidos no XI Festival nos dias 17, 18, 20, 22, 24 e 25.

- Itália
O formato do seu território levou- o a ser chamado de “bota europeia”. Durante a maior parte da Idade Antiga, Roma, a capital italiana, foi considerada como centro político e social da civilização. Juntamente com a Grécia, deu origem ao mundo ocidental. Hoje, o país caracteriza-se pela tradição histórica e recebe, por esse motivo, milhões de turistas que buscam aprofundar-se na historicidade social. É o 24º país mais desenvolvido do mundo e, dos grupos presentes no XI Festival, talvez seja o mais semelhante culturalmente ao Rio Grande do Sul em função da imigração do fim do século XVII, a qual foi responsável pela formação e crescimento de muitas cidades gaúchas. Ainda, além do caráter histórico do país, destacam-se a culinária, a arquitetura, o setor comercial e, por comportar a sede da Igreja Católica, o âmbito religioso. No XI Festival Internacional de Folclore,em Passo Fundo, apresentam-se na abertura, no encerramento e nos dias 18, 21, 23 e 24.

- Panamá
O Panamá destaca-se pela sua cultura agrária e economia baseada no turismo e nas atividades rurais. O território, localizado na América Central, é cortado pelo Canal do Panamá, que liga os oceanos Pacífico e Atlântico, por onde passam 5% de toda o comércio maritmo mundial. E, justamente pela presença do Canal do Panamá, o país é um polo industrial de destaque. Como grande parte dos países americanos, foi colonizado pela Espanha e obteve sua independência na segunda década de 1800. Sua cultura é o resultado das influências da Espanha, África, Estados Unidos e dos indígenas e pode ser assistida no Circo da Cultura nos dias 17, 19, 21, 22 e 25.

- Rússia
Territorialmente a Rússia é o maior país do mundo e é constituída, além da parte continental, por diversas ilhas à sua volta. Em termos populacionais, é o sétimo colocado no ranking mundial, e sua economia é uma das mais ricas do mundo e em constante crescimento graças às exportações de petróleo e gás natural – sendo uma das principais fornecedoras de energia para a Europa. Assim como em Cuba, na Rússia o índice de analfabetismo é menor que 1%. Politicamente, o país age baseado num sistema de Estado de direito na forma de República – os três poderes do Estado, Legislativo, Executivo e Judiciário, são independentes uns dos outros. Na religião, a opção da maioria é pela cristandade ortodoxa, seguida pelo budismo, judaísmo e islamismo. Apresentam-se no XI Festival de Folclore nos dias 17, 18, 20, 22, 24 e 25.

- Turquia
Se estendendo por dois continentes, a Turquia é um país euro-asiático,cuja população é majoritariamente turca. É, uma das populações mais antigas do mundo, fazendo parte de episódios narrados nos livros de história, tais como a tomada de Constantinopla, a separação do Império Romano e a criação do Império Bizantino. Sua cultura é resultado de investimentos em teatro, música e literatura e é considerada um ícone de modernidade no que diz respeito à arquitetura. Estarão presentes em Passo Fundo nos dias 17, 19, 21, 23 e 25.


Like this Article? Share it!

About the Author

Related Posts

Comments are closed.