Do outro lado do mundo até o Planalto Médio

Do outro lado do mundo até o Planalto Médio

Mais do que um termo: o folclore é a representação mais fiel de um povo

No dicionário, a palavra folclor significa conjunto das tradições, lendas, canções, costumes populares de um país.  Por isso, muitos entendem o folclore como algo histórico, distante e pouco aprofundado nos dias de hoje. Mas o que não sabem é que, ativo, e se renovando o tempo inteiro, o folclore evidencia perspectivas preciosas sobre um povo e sua história. Por intermédio dele, podemos conhecer a cultura, as tradições, tudo o que envolve um povo, país, independentemente do estágio de desenvolvimento. O folclore cria uma identidade para uma região.

No Brasil, temos uma data especial para homenagear o folclore. Dia 22 de agosto é o Dia do Folclore, quando são exaltadas tradições nacionais como o carnaval, danças e festas típicas de várias regiões,  festa junina, etc. Somos conhecidos, também, por termos ótimos escritores estudiosos do nosso folclore e pelo melhor futebol do mundo. As histórias que nossos avós contaram para nossos pais, e que sequencialmente nossos pais vieram a contar para nós, repercurtirão na vida de nossos filhos e netos, fazendo-os refletir sobre nossa história, nossa cultura e tradição. O folclore traz encanto, liberdade, cultura, lazer, entre outras coisas que poderão ser admiradas por qualquer povo no mundo.

 

Apresentando Passo Fundo para o Brasil e para o Mundo

Com o objetivo de apresentar um festival internacional de folclore no sul do Brasil, assim como os que oconteciam em Campos do Jordão e Santos, em São Paulo, um grupo de pessoas de Passo Fundo, foi escolhido pela delegada mundial do Cioff do Brasil, Sr.ª Luisa Cavalcanti Maciel, para dar início ao que veio se tornar uma tradição na cidade. Foram apresentados as  justificativas, os objetivos, as metas, os recursos humanos e materiais, o período e o método de execução do evento, que traria  a cultura de outros povos ao conhecimento do povo passofundense e mostraria a nossa a eles. Em 10 de maio de 1991, o projeto foi encaminhado e, após muita preparação, aconteceu, entre os dias 17 e 31 de agosto de 1992, no Parque de Exposições Wolmar Salton, o I Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, quando foram celebrados os 500 anos de descobrimento da América, com o tema “O Encontro de Dois Mundos”.  Devido à sua representatividade, o Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo já está no Calendário Mundial do Cioff. O festival vem crescendo cada vez mais com o passar dos anos, e sua aceitação é cada vez maior, proporcionando contato dos gaúchos com outros povos, outros tipos de cultura, por intermédio de danças, desfiles e músicas.


Like this Article? Share it!

About the Author

Author Gravatar
Isadora Sartor

Related Posts

Comments are closed.