Conhecendo a cultura que vem do outro lado do mundo

Conhecendo a cultura que vem do outro lado do mundo

Durante o XI Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, além das apresentações no Circo da Cultura, diversas outras atividades estão acontecendo e podem ser acompanhadas pela comunidade em geral. Dentre elas estão as oficinas de conversação, que têm como objetivo mostrar à comunidade local um pouco da cultura dos diferentes povos que estão em Passo Fundo por causa do Festival.

Na tarde desta quinta-feira, os convidados para a oficina vieram do outro lado do mundo. O grupo China Lijiang Sond and Dance Ensemble de Yulong County veio da província de Yunnan, República Popular da China. Para o Festival, o grupo trouxe inúmeras danças, através das quais revelam a história do seu povo e da sua região.

A oficina de conversação abriu espaço para que o público – que lotou a sala de reuniões do shopping Bella Citá – conhecesse um pouco mais sobre os hábitos e a vida dos visitantes. Os chineses falaram sobre sua indumentária, a cidade onde vivem e mostraram uma das principais danças do seu folclore. Quando questionados sobre o que estão achando de Passo Fundo e da cultura gaúcha, responderam que apesar de estarem a pouco tempo na cidade, notaram que o tradicionalismo é muito forte e que as pessoas se orgulham disso. A única critica que eles apresentaram foi que a comida, especialmente o churrasco, é muito salgado, já que na China o uso do sal no preparo dos alimentos é quase insignificante.

Cultura chinesa em Passo Fundo

Depois de uma explanação sobre a cultura chinesa, feita pelos integrantes do grupo China Lijiang Sond and Dance Ensemble de Yulong County, um espaço para perguntas foi aberto aos participantes. Dentre os questionamentos, a colocação de uma senhora passo-fundense chamou atenção. Judita Reni Giordani tem 75 anos e participa do Creati – Centro Regional de Estudos e Atividades para Terceira Idade, mantido pela Universidade de Passo Fundo. Ela é uma das primeiras integrantes e participa do grupo desde sua fundação, em 1991.

Dona Judita pratica ginástica e dança chinesa no Creati.

Dona Jutida pediu a palavra e contou aos presentes que todas as terças e sextas-feiras participa de aulas de ginástica chinesa, que são oferecidaa pelo Creati. Para ela, os movimentos chineses não são difíceis, mas requerem bastante equilíbrio e concentração. “Duas vezes por semana a gente se reúne com o professor para aprender mais sobre a ginástica e também a dança chinesa. Nós inclusive apresentamos essas danças chinesas que aprendemos em festivais. Há pouco tempo fomos para Camboriú. Mas não é difícil de aprender, só precisa de equilíbrio e bastante concentração.”


Tags

Like this Article? Share it!

About the Author

Author Gravatar
Vanessa Lazzaretti

Related Posts

Comments are closed.