Em nome da paz mundial, começa o XII Festival Internacional de Folclore!

Em nome da paz mundial, começa o XII Festival Internacional de Folclore!

Começou a festa das danças, dos ritmos e das cores. Começou a festa da arte e da cultura. Começou o XII Festival Internacional de Folclore!

Na noite fria e chuvosa de 15 de agosto, o Casarão da Cultura, como é chamado o espaço que abriga o Festival, lotou e a energia e alegria dos Grupos nacionais e internacionais que participaram da abertura, encantaram o público.

O Festival lembra os 100 anos do início da 1ª Guerra Mundial

“A paz entre os povos”  é o tema do Festival que lembra os 100 anos do início da 1ª Guerra Mundial, que aconteceu entre 1914 e 1918.  O terror da Guerra, encenado no palco do Casarão, deu lugar a integração dos povos ao som do Hino do Festival, que embalou o início da celebração da cultura e da paz entre as nações. ”Que troquem armas por flores”, dizia o Hino enquanto o público presente erguia e balançava o lenço branco, símbolo da paz entre os povos.

Cada povo traz consigo uma cultura e o Festival, assim como todos os Festivais Folclóricos, quer mostrar o valor de cada tradição. “O Festival Internacional de Folclore promove a paz mundial através do cultivo das raízes e tradições e cada povo” conta o Coordenador Geral do evento, Paulo Dutra, que afirma: “Todas as dificuldades que enfrentamos na organização do Festival dão lugar a alegria de ver o público e a felicidade dos Grupos que vêm mostrar sua cultura”.

Na décima segunda edição, o Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo ainda celebra os 100 anos no nascimento do compositor brasileiro Lupicínio Rodrigues. Criador do termo “dor-de-cotovelo”, Lupi, como era conhecido, cantava o amor e a traição. “Felicidade foi se embora e a saudade no meu peito ainda mora e é por isso que eu gosto lá de fora porque sei que a falsidade não vigora”, cantou o público na abertura do Festival, para homenagear o compositor.

Diferentes cores, ritmos e danças marcaram a abertura do XII Festival Internacional de Folclore

Na noite de abertura, o palco do Casarão da Cultura recebeu doze grupos nacionais e internacionais. A cultura do Rio Grande do Sul foi a primeira a ser apresentada pelo Departamento Tradicionalista Industrial de Passo Fundo. Logo depois, as roupas e danças típicas da Alemanha subiram ao palco. O público ainda curtiu o Balé Folclórico da Amazônia, a tradição da África do Sul, o ritmo da Martinica, a cultura Maya representada pela Guatemala, o folclore da Argentina, a simpatia do México, a agitada e empolgante apresentação de Moçambique, as cores e a dança do Grupo Frutos do Pará, a harmonia de Honduras e por fim, a energia da Rússia.

O Festival segue até o dia 23 de agosto de 2014. Confira a programação aqui.

 

 


Like this Article? Share it!

About the Author

Author Gravatar
Redação Nexjor

Núcleo Experimental de Jornalismo da AGECOM-UPF

Related Posts

Comments are closed.