Cores e ritmos pedem passagem na Rua Moron

Cores e ritmos pedem passagem na Rua Moron

As ruas de Passo Fundo estavam diferentes na manhã de sábado, dia 13.  O rotineiro ronco dos carros e o som das buzinas deram lugar a música, sorrisos, danças, palmas, cores e alegria a comunidade que prestigiou o tradicional Desfile de Rua do “XIII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo”, apoiado pela UPF.

Os grupos de Senegal, Colômbia, Chile (Ilha de Páscoa), México, Bolívia e Bélgica desfilaram e puderam representar seus países com danças e músicas características, uma das participantes, Estefany Ballestenos, 20 anos, desfilou com o grupo da Colômbia pela primeira vez, e conta que a experiência de vir ao Brasil e representar seu país a deixa extremamente orgulhosa.

Público presente

“O comentário na cidade é o Festival”, diz Marli Silva, 52 anos, Liane Giaretta, 53 anos, e o esposo Auceni Giaretta, 63 anos, o entusiasmo e a participação tanto da cidade como do interior. Na sexta-feira à noite contam que também assistiram a abertura e ficaram satisfeitos em conhecer as danças e músicas típicas dos grupos.

A pequena Lais Dahben Viera dos Santos, aos seus cinco anos de idade, acompanhada de sua mãe Carla e sua amiga Janice Casanova, dança e bate palmas enquanto assiste atenta ao Desfile, segundo sua mãe “Lais adora assistir ao evento e esse foi um dos motivos que a influenciam a dançar em sua escola”.

Organizadores

Pelos bastidores Fábio Lubenov, 31 anos, participa como voluntário no Festival pelo segundo ano e sente-se gratificado pelo conhecimento valioso que ele e a comunidade de Passo Fundo podem adquirir apreciando ao Festival.

Guarda de trânsito Diumar Da Rosa, 42 anos, ajuda a garantir a segurança do festival há 12 anos e conforme retrata “organizar a dinâmica do trânsito no momento do Desfile é primordial para garantir que tudo ocorra como planejado”.
Aos seus 34 anos, Flavia Baratieri, uma das organizadoras do Desfile considera única a experiência e lembra que para quem não tem condições financeiras de viajar a oportunidade de conhecer novas e diferentes culturas, como  a da pequena ilha Guam, só tem a  agregar e ajudar a conviver com os diferentes.

Novo desfile no sábado

No próximo sábado, dia 20, acontece mais um Desfile na Rua Moron, esse conta com a participação de mais países e grupos regionais que participam do “XIII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo”, entre eles Argentina, África do Sul, Guam, Uruguai, Mato Grosso do Sul, Peru, entre outros.


Like this Article? Share it!

About the Author

Related Posts

Comments are closed.