Uma noite de cultura e emoções

Uma noite de cultura e emoções

A noite de abertura do XIII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo foi para emocionar. O espetáculo, que aconteceu no Casarão da Cultura, contou com a apresentação de quinze diferentes grupos, trazendo para Passo Fundo um pouco da cultura de várias partes do mundo.

O evento começou com a apresentação do grupo Timbre de Galo, que com a peça “Escuta-o”, recorda os 100 anos da morte do escritor gaúcho João Simões Lopes Neto, remetendo aos contos “Melancia e Coco Verde” e “Correr Eguada”. Além da abertura, o grupo também se apresentará durante todas as outras noites do Festival.

Logo após a peça teatral, Taís Rizzotto e Maurício Paim assumiram o lugar de apresentadores do evento, contando um pouco da história do Festival e fazendo as devidas homenagens aos organizadores e espectadores. Enfim chega a hora mais esperada da noite: as apresentações dos grupos nacionais e internacionais, que deslumbram a todos que assistem o espetáculo.

A primeira dança, ficou por conta do CTG Lalau Miranda, que apresentou a tradicional dança gaúcha. Em seguida, os grupos apresentaram as suas danças típicas: Bolívia, Estados Unidos, Goiás, Letônia, México, Colômbia, Mato Grosso do Sul, Bélgica, Guam, Argentina, Peru, Uruguai, Senegal e Ilha de Páscoa demonstraram suas tradições, emocionando o público passo-fundense que, de dois em dois anos, anseia por este momento.

 

Uma das espectadoras mais fiéis do Festival de Folclore é Lenir Schenkel, que vem ao evento desde sua primeira edição. Para ela, a melhor parte do espetáculo, além das apresentações, é a oportunidade de conhecer diversos países e a cultura de cada um deles. Já para Elisabete Graeff Prates, participante e voluntária do Festival desde sua segunda edição, a melhor parte é ter uma convivência com os estrangeiros. Em seu trabalho voluntário, Elisabete comanda a Oficina do Chimarrão, que ensina as pessoas que vem se apresentar como se faz o chimarrão desde o início: como os porongos se transformam em cuia e como a erva é produzida, além das danças e tradições gauchas.

Se você ficou com vontade de ver pessoalmente todas estas apresentações, participe do Festival de Folclore. O evento acontece todas as noites, até o dia 20 de agosto, no Parque da Gare. Confira a programação completa em http://goo.gl/1QzgI4.


Like this Article? Share it!

About the Author

Author Gravatar
Gillian Krein

Related Posts

Comments are closed.