Dança, tradição e conhecimento

Dança, tradição e conhecimento

Na tarde do dia 12 de agosto, na praça Antonino Xavier, a atenção estava voltada a apresentação do grupo de danças do Peru, “Pasos Lejanos”. A dança típica atraiu até mesmo quem estava de passagem pela praça, que parou, nem que fosse poucos minutos, para apreciar os movimentos.

A escola que trouxe os estudantes, faz parte da Universidade César Vallejo, localizada em Trujillo, no norte do Peru e têm 22 anos de experiência em danças folclóricas. Eles vieram acompanhados de sua diretora, a Dra. Stany Ayala Rivera, que divulga o Folclore dentro e fora de seu país há mais de 30 anos.

O grupo apresentou a dança “Choque Jitiris”, o nome vem do antigo dialeto aymara (povo que habitava a região próxima ao Lago Titicaca), onde “choque” significa batata e “jitiris”, trabalho. Sendo assim, choque jitiris representa todo o processo de plantação e colheita da batata. A apresentação se dá em sete fases:

1. Llampuchaña: Quando começa a preparação do solo, passando o arado e quebrando os torrões de terra.

2. Choque Quray: Nesta fase, os homens abrem o solo com uma pá, enquanto as mulheres escolhem as sementes que serão plantadas.

3. Choque Sata: Os homens giram ao redor da plantação, enquanto as mulheres espalham as sementes.

4. Mauccaña: Os trabalhadores descansam do trabalho enquanto as mulheres pegam seus cobertores.

5. Choque Ccoraña: Esta parte é de espera, até a batata ficar pronta. Também ocorre a retirada das ervas daninhas, trabalho que é dividido entre homens e mulheres.

6. Choque Apusaña: Nesta fase, ocorre a colheita das batatas, enquanto as mulheres levam seus cobertores até o costal.

7. Kumuña: Na última fase da dança, burros e cavalos são apresentados à aldeia e são armazenados na casa do proprietário.

No final, Stany Ayala Rivera agradeceu pela recepção do povo passo-fundense e se disse emocionada com o carinho que o grupo recebeu. “Pasos Lejanos” também se apresentará em mais noites do XII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. Confira a programação em http://goo.gl/rBNKik.


Like this Article? Share it!

About the Author

Author Gravatar
Gillian Krein

Related Posts

Comments are closed.