Até o próximo!

Até o próximo!

O público lotou o Casarão da Cultura. Foto: Fabiana Beltrami

Emoção. Talvez seja essa a palavra que resumiu a última noite do XII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. O Casarão da Cultura lotou rapidamente, cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o evento. Naquela noite, o palco acolheu o grupo passo-fundense CTG Lalau Miranda, os estados de Minas Gerais e Pará, e os países Colômbia, Rússia, África do Sul, Alemanha, Moçambique, México, Guatemala, Argentina, Cuba e França. A mistura de diversas culturas, cores e ritmos contrastaram com o olhar atento e impressionado do público.

Para o Irmão Marista Gustavo Ribeiro, o evento é uma forma de conhecer e apreciar a cultura do mundo todo. “Na minha curta experiência de vida, e falando como alguém que já viveu em outras partes do Brasil, este é o evento de folclore mais bonito e bem estruturado que eu já vi. Passo Fundo se converteu num palco do mundo e o povo passo-fundense soube aproveitar e respeitar as diversas manifestações culturais“, afirma.

O coordenador geral do evento, Paulo Dutra, emocionado, agradeceu por todos os momentos vivenciados ao longo dos nove dias. “É hora de agradecer a comunidade e, principalmente, a todos aqueles que estão conosco. Muitos trabalharam para realizar este evento. Nós só temos uma coisa a dizer: muito obrigado”, destacou.

O trabalho dos voluntários foi lembrado pela presidente nacional da Cioff, Maria Maciel, que destacou a importância de envolver-se sem esperar ‘nada’ em troca. “É gratificante saber que pessoas se dispõem a trabalhar voluntariamente. O que elas recebem? Amor e respeito, é apaixonante”, afirma.

O XII Festival Internacional de Folclore terminou. Mas permanece a lembrança de todos os sorrisos, abraços, trocas de carinho e, principalmente, saber que a cidade de Passo Fundo não será mais a mesma. Como diria a música “A paz”, do grupo Roupa Nova, “Só o amor muda o que já se fez e a força da paz junta todos outra vez”. Que venha o próximo!

Confira a galeria de fotos da última noite, clique aqui.

Assista ao vídeo produzido pela UPF TV:


Like this Article? Share it!

About the Author

Author Gravatar
Redação Nexjor

Núcleo Experimental de Jornalismo da AGECOM-UPF

Related Posts

Comments are closed.