Os ritmos de Moçambique

Os ritmos de Moçambique

Apresentação

O XII Festival Internacional de Folclore encanta e dá cores às ruas da cidade de Passo Fundo. Os grupos de danças vêm de vários países e participam de todas as atividades programadas ao longo dos 9 dias de evento. A mistura de ritmos contrasta com o sorriso estampado no rosto pelo momento festivo que contempla aos passo-fundenses.

Na programação do Festival, incluem-se as Oficinas de Conversação. É um momento de compartilhar conhecimento com diferentes regiões do mundo todo. Na tarde dessa terça-feira, 19 de agosto, o grupo denominado Associação Cultural de Wuchene, de Moçambique – país localizado ao sudeste da África -, participou desse momento. Durante a conversa, o grupo partilhou com o público presente os aspectos culturais, a educação, gastronomia e a economia local.

Capulana

A jovem moçambicana apresentou algumas características presentes na vestimenta da mulher africana. A mais curiosa delas é a capulana, uma espécie de lenço utilizado em forma de saia, vestido ou enrolado à cabeça. “As mulheres brasileiras carregam um batom na bolsa, assim elas sentem-se mais femininas. Já as mulheres moçambicanas, se elas não estiverem vestidas com a capulana, não são consideradas mulheres”, afirma. A moça também destacou que o uso de roupas coloridas é a principal característica das vestes do país. “Usamos desde muitos acessórios, como, por exemplo, colares e pulseiras, e roupas extremamente coloridas”, completa.

Wuchene traz um repertório com mais de 30 danças típicas e, além disso, já se apresentou em diversos países e outros Festivais Internacionais. Quando chegaram ao Brasil, o grupo afirmou que o povo é muito acolhedor e hospitaleiro, característica em comum com o país onde vivem. Por fim, os moçambicanos afirmaram que, ao ir embora, vão recordar com carinho do estado do Rio Grande do Sul, e levarão a expressão tão falada pelo gaúchos, o tradicional “tchê”.

O Festival encerra neste sábado, dia 23. Mas ainda tem muitas atividades incluídas na programação. Confira clicando aqui.


Like this Article? Share it!

About the Author

Author Gravatar
Redação Nexjor

Núcleo Experimental de Jornalismo da AGECOM-UPF

Related Posts

Comments are closed.