Conversando a cultura da Bolívia

Conversando a cultura da Bolívia

As oficinas de conversação acontecem durante toda a semana no shopping Bella Città e atraem quem quer aprender um pouco mais sobre os países dos grupos participantes do XI Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. A oficina da Bolívia aconteceu terça-feira, dia 21.

O Brasil é multicultural. Ninguém diria que as alpargatas e as bombachas do sul fazem parte do mesmo país que dança frevo e pula carnaval. Assim como o Brasil, a Bolívia também possui uma diversidade de regiões folclóricas, cada uma delas com suas peculiaridades. Cochabamba, que fica no centro do país e tem um clima temperado, é a primeira destacada pela guia do grupo, Rosane Zimerman. Enquanto ela explica sobre os trajes e mostra no mapa onde fica cada lugar, os integrantes do Grupo de Tradições Bolivianas mostram as roupas que vestem. “As vestimentas dessa região são o sombreiro, utilizado tanto pela mulher quanto pelo homem, além das tranças e as blusas muito adornadas.” As roupas são destacadas pela elegância.

Outra região é a de Altiplano, em Potosí, que se caracteriza por um clima muito frio. As roupas são grossas, coloridas e adornadas. A região de La Paz possui danças muito elegantes, entre elas, a morenada, uma dança menos movimentada, na qual a mulher participa como uma figura decorativa e exuberante que complementa a figura masculina. O homem “moreno” leva uma vestimenta bordada com muita pedraria, fios prateados e dourados. E a região de Los Vianos, na fronteira com o Brasil, é uma zona tropical; por isso, são utilizadas roupas mais leves e a mulher usa uma única trança e uma flor no cabelo. “São pessoas muito extrovertidas e alegres”, explica Zimerman. Todas as danças vêm da parte rural da Bolívia e representam as tradições antigas da cultura dos campesinos do país.

Além das roupas, a culinária também foi um ponto destacado. Assim como os trajes típicos, a alimentação também difere de acordo com a região do país. Nas cidades da região ocidental ou andina, a base dos pratos é o milho, queijo, carne suína, batatas e pimenta. Já nas cidades de vale como Cochabamba as comidas são variadas e consomem-se bastante verdura, batata, milho e carne bovina. Na região de Los Vianos, os pratos são à base de arroz, mandioca, carne bovina, queijos e derivados de aves. Na região de La Paz, é muito comum a alimentação com batatas de diferentes cores e sabores. Algo muito elementar nessa região é a coca, mascada por muitas pessoas para dar vitalidade.

As oficinas de conversação continuam até sexta-feira, dia 24, e são gratuitas.

Local: Sala de Eventos do shopping Bella Città.

Confira a programação:

23/08/212 – 10h30min – China

23/08/212 – 14h – Chile

23/08/212 – 15h – Itália

24/08/212 – 10h30min – Equador

24/08/212 – 14h – Mato Grosso

24/08/212 – 15h – Rússia


Tags

Like this Article? Share it!

About the Author

Author Gravatar
Ângela Prestes

Related Posts

Comments are closed.