Exposição marca os 20 anos de história do Festival Internacional de Folclore

Exposição marca os 20 anos de história do Festival Internacional de Folclore

O Museu Histórico Regional promove uma exposição para homenagear a história e os diferentes povos que participam do evento

Por Ângela Prestes e Camila Guedes

A exposição “20 anos do Festival Internacional de Folclore em Passo Fundo” foi inaugurada ontem (16) e conta com diferentes artigos que marcam a trajetória do festival na cidade. Para compor a exposição, foram utilizados elementos do Cioff como cartazes de todas as edições, fotos, publicações e bonecas representativas da cultura de cada país, explica a museóloga Joana Lizott.

Ao entrar na sala, um objeto disposto no chão chama a atenção. Em uma referência ao símbolo das quatro mãos juntas, que representam a união entre os povos, encontra-se um mapa, no qual os visitantes podem escrever algo sobre a cultura da sua região em um papel e colocar sobre ele. Segundo a funcionária do local, Priscila Batistel, “as bandeiras dos países participantes do festival simbolizam a união das diferentes culturas que vêm a Passo Fundo”.

Ao lado, estão expostos elementos que compõem o folclore do município. “Aqui a gente discute os conceitos de folclore e de cultura com elementos de Passo Fundo. Tanto o carnaval de escolas como o de rua, o Teixeirinha, o rodeio e as lendas, como a de São Miguel e da Mãe Preta”, salienta Lizott.

A exposição foi idealizada pela coordenadora do curso de Artes Visuais da UPF, Mariane Loch Sbeghen, juntamente com Paulo Dutra, e a montagem foi realizada pela equipe do museu. Ela fica aberta até o dia 16 de setembro, no Museu Histórico Regional, localizado na Avenida Brasil, centro. A entrada é franca e o horário de funcionamento é de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e nos finais de semana, das 14h às 18h.

Confira a galeria de imagens abaixo.


Tags

Like this Article? Share it!

About the Author

Author Gravatar
Redação Nexjor

Núcleo Experimental de Jornalismo da AGECOM-UPF

Related Posts

Comments are closed.